Os fatos mais relevantes da cidade como você nunca viu. Notícias com imparcialidade, investigação e crítica

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Padre suspeito de pedofilia ganha liberdade provisória

Matéria publicada no portal UAI - 01/08/2007

Eduardo Melgaço - Estado de Minas

A Justiça de Carmo da Mata, a 180 quilômetros de Belo Horizonte, revogou a prisão preventiva do padre Cléber Domingos Gonçalves, de 35 anos, preso por suspeita de pedofilia.

O ex-pároco da pequena cidade do Centro-Oeste mineiro estava internado na Santa Casa de Oliveira, também na região, depois de passar por uma cirurgia para retirada de uma pedra na vesícula, mês passado. Os problemas de saúde impediram que o padre comparecesse ao 1º depoimento marcado para o dia 24 de julho. Novo depoimento está agendado para a próxima terça-feira.

O pedido de liberdade provisória do pároco foi aceito terça-feira pelo juiz da comarca de Carmo da Mata, Mauro Riuji Yamane, responsável pelo caso. Segundo o juiz, o pedido foi deferido porque o padre não apresenta boas condições de saúde. Mauro Riuji disse ainda que outro motivo para a liberdade preventiva de Cléber Gonçalves é que ele não está mais a frente da paróquia de Carmo da Mata. “Esta decisão não irá atrapalhar o processo em andamento. O depoimento que foi remarcado para o próximo dia 7 vai acontecer”, afirmou.

O Juiz contou também que sua decisão foi questionada pela promotoria da comarca de Oliveira. Um pedido da revogação da liberdade preventiva do sacerdote será analisada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Por enquanto, com a liberdade provisória assegurada, o padre Cléber ficará na casa de amigos em Oliveira. O local não foi revelado por seus advogados. O pároco aguarda em prisão domiciliar o depoimento marcado para a próxima semana, em Carmo da Mata.

Cléber Gonçalves foi preso no dia 28 de maio, em um apartamento na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, na companhia de um garoto de 13 anos. Existe ainda a suspeita de que ele teria abusado sexualmente de uma menina de 14 anos.

De Belo Horizonte Cléber foi transferido para a cadeia de Carmo do Cajuru, também no Centro-Oeste. Dia 18 de junho ele precisou ser levado a Carmo da Mata porque o delegado de Carmo do Cajuru alegou que a cadeia da cidade não apresentava condições de manter o padre sob custódia. Já em Carmo da Mata, os moradores fizeram manifestações a favor do sacerdote. Alguns organizaram vigílias e levavam comida ao padre na prisão.

A Polícia Civil iniciou as investigações contra o sacerdote quando recebeu uma denúncia anônima de que ele se hospedava com freqüência em hotéis fazenda da região Centro-Oeste, com adolescentes. Em uma das fichas reveladas pela polícia, Cléber se passava por professor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Espero que se faça justiça e ponha esse pedófilo na cadeia.

Anônimo disse...

Só necessitamos da verdade. Agora é triste ver a população pobre custeando as despesas do processo sem saber se ele é culpado.Vamos abrir os olhos.

Anônimo disse...

O mais triste amigo, é saber q tem político usando o nosso dinheiro pra tentar incriminar o Padre. Carmo da Mata tem aquilo q mereçe...pense mais bem na hora de votar...ok

Anônimo disse...

Tem que pensar mesmo porque essa historia do Padre ja virou palhaçada. Local d Padre é na Igreja e nao em discurso politico

Anônimo disse...

OLA CASAO COMO VOCE FALA O PADRE NAO E PEDOFILO NAO TEN PROVAS QUE LE É PEDOFILO ESPERE A JUSTIÇA JULGALO PARA DEPOIS VOCE FALAR DELE, E O LOCAL DO PADRE É EM QUALQUER LUGAR ELE VAI AONDE ELE QUISER ...

Anônimo disse...

OLA CASAO COMO VOCE FALA O PADRE NAO E PEDOFILO NAO TEM PROVAS QUE LE É PEDOFILO ESPERE A JUSTIÇA JULGALO PARA DEPOIS VOCE FALAR DELE, E O LOCAL DO PADRE É EM QUALQUER LUGAR ELE VAI AONDE ELE QUISER ...