Os fatos mais relevantes da cidade como você nunca viu. Notícias com imparcialidade, investigação e crítica

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Vereador Gil é absolvido por processo de infidelidade partidária

Campeão de votos nas eleições 2004, o vereador Gilson Carlos da Silva, o Gil (PPS), teve o processo por infidelidade partidária julgado improcedente pela Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG). A decisão saiu na última quarta-feira, dia 30.

Os desembargadores do TRE se reuniram e absolveram Gil pela saída do PFL (atual DEM), partido que o elegeu, e a filiação ao PPS durante o mandato. A perda do cargo de vereador foi solicitada pelo suplente José Clemente do Nascimento. Gil, que já era vereador, foi reeleito em 2004 com 484 votos, quase o dobro de votos do segundo colocado.

Em 27 de março de 2007, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos. Quatro vereadores carmenses foram processados. Além de Gil, José Geraldo de Resende Ferreira, o Cuçu (PTB), eleito pelo PMDB, também foi absolvido.

Até agora, o único vereador cassado de Carmo da Mata é Leonardo Rodrigues de Almeida, o conhecido Tileo. Ele venceu as eleições pelo PPS e mudou para o PTB. O julgamento de Olady Aleixo Júnior, o Dizinho (PT), eleito pelo PP, não tem data marcada.

(Foto: Thiago Nogueira - 28.12.2005)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Vereador Cuçu é absolvido e segue na presidência da Câmara Municipal

O atual presidente da Câmara Municipal, José Geraldo de Resende Ferreira, o Cuçu (PTB), eleito em 2004 pelo PMDB e que mudou de legenda durante o mandato, não perderá o cargo de vereador por infidelidade partidária.

Na última quarta-feira, dia 23, a Corte Eleitoral mineira julgou improcedente o processo movido contra ele pelo suplente de vereador Dimas Dalivete da Silva.

O julgamento do pedido de cassação do vereador Gilson Carlos da Silva, o Gil (PPS), eleito pelo PFL (atual DEM), foi adiado para o próximo dia 30. Já o processo do vereador Olady Aleixo Júnior, o Dizinho (PT), eleito pelo PP, não tem data marcada.

O único vereador cassado de Carmo da Mata até o momento é Leonardo Rodrigues de Almeida, o conhecido Tileo. Ele venceu as eleições pelo PPS e mudou para o PTB. Em 27 de março de 2007, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Eleições 2008: Carmo da Mata mais limpa na campanha

Sabe aquele muro perto da sua casa que fica por anos e anos pintado com o nome de candidatos de eleições passadas (veja o exemplo da foto ao lado, na rua Afonso de Bragança)? Pois bem, podem ficar tranqüilos que a sujeira irá diminuir este ano.

Graças a um termo de ajustamento de conduta entre Ministério Público e as coligações carmenses para a campanha eleitoral 2008, Carmo da Mata ficará livre da poluição visual causada por pichações em paredes e muros da cidade.

O acordo foi assinado na última sexta-feira, dia 18, pelo promotor eleitoral Areslan Eustáquio Martins e pelos representantes das coligações Todos por Carmo da Mata (PR, DEM, PSL e PPS) e Carmo da Mata não pode parar (PTB, PMDB, PT, PP, PSDB e PSC).

Segundo o termo de ajustamento, os partidos políticos comprometem-se a não fazer qualquer tipo de pintura ou pichação ou afixar santinhos em muros na 74ª zona eleitoral. Em caso de descumprimento, as coligações receberão multa diária de meio salário mínimo, valor que será doado às entidades beneficentes SOS Amor e AACM (Associação Assistencial de Carmo da Mata).

(Foto: Matheus Nogueira)

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Vereador Tileo é cassado por infidelidade partidária

O vereador Leonardo Rodrigues de Almeida, o conhecido Tileo, foi cassado pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) na última quarta-feira, dia 16. Eleito em 2004 pelo PPS, o vereador trocou de partido durante o mandato, filiando-se ao PTB. Em 27 de março de 2007, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos.

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-MG, a decisão deve ser publicada de cinco a dez dias no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Dessa forma, a Câmara Municipal é avisada oficialmente da cassação e o vereador é afastado.

A advogada de Tileo, Loyanna Andrade Miranda, disse que vai recorrer da decisão. Segundo ela, a resolução do TSE considera a “grave discriminação pessoal” (termo que cria diferentes interpretações) como uma justificativa para a desfiliação por justa causa. É nesse ponto que ela tentará argumentar a defesa.

Davi Sales (PPS), primeiro suplente, assumiria o cargo de imediato se sua prestação de contas nas eleições 2004 não tivesse sido desaprovada pela Justiça Eleitoral. E não foi só a dele. Os demais candidatos da então coligação PMDB/PPS não tiveram as contas aprovadas pela justiça. Como os suplentes não foram diplomados, dificilmente algum deles terá chance de tomar posse. A decisão final cabe ao TRE.

Pela Constituição Federal, se houver ausência de suplentes, deve-se realizar uma nova eleição para a ocupação do cargo vago, desde que a vacância ocorra no mínimo 15 meses antes do próximo pleito. Como faltam menos de três meses para as eleições, a cadeira de Tileo deve ficar vazia até a nova legislatura, que se inicia em 1º de janeiro de 2009.

Na fila de cassações

Em Minas Gerais, até quinta-feira, dia 17, 124 vereadores já foram cassados por infidelidade partidária. Em Carmo da Mata, outros três vereadores estão na fila de processos para a perda de mandato.

José Geraldo de Resende Ferreira, o Cuçu, atual presidente da Câmara Municipal, foi eleito pelo PMDB e passou para o PTB. Gilson Carlos da Silva, o Gil, venceu as eleições pelo PFL (atual DEM) e, depois, filiou-se ao PPS. Já Olady Aleixo Júnior, o conhecido Dizinho, saiu do PP para integrar o PTB.

A perda do mandato não inviabiliza a candidatura de Tileo na eleição para vereador deste ano. Ele só não receberá mais os R$ 2.862 mensais de subsídios como membro do legislativo carmense.

(Fotos: Tileo - arquivo Blog DiCarmo; Corte Eleitoral - Patrícia Montenegro/TRE)

Ministério Público de olho nas eleições carmenses

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais está atento ao processo eleitoral em Carmo da Mata. O promotor de justiça da cidade, Areslan Eustáquio Martins, já fez recomendações ao prefeito Milton Neto (PTB), que concorre à reeleição, para que não utilize bens públicos, principalmente veículos, em atividades particulares ou de campanha.

A orientação também é para que o prefeito municipal e seus secretários se abstenham da execução de programas sociais que promovam a distribuição de bens e valores, como alimentos, remédios, materiais de construção, passagens rodoviárias, entre outros. Casos de calamidade pública ou emergência e a continuidade de programas sociais realizados desde 2007 ou já previstos na lei orçamentária são as exceções.

A promotoria também está de olho nos veículos de imprensa da cidade. Antes do início do período eleitoral, o jornal A Voz do Povo recebeu duas notificações por propaganda extemporânea, aquela praticada antes do prazo legal. Seis políticos foram citados na primeira representação, entre eles, o candidato a prefeito Almir Resende (PR) e seu vice Lafaiete Ribeiro de Rezende (PSL).

Pelo mesmo motivo, o editor do jornal Tribuna do Carmo, Márcio Almeida Júnior também foi notificado pelo Ministério Público. Se as ações forem julgadas procedentes, os representados podem ser multados em R$ 21 mil cada.

“Uma das finalidades do Ministério Público é a fiscalização da lei e, assim, tem o poder de representar contra partidos e a imprensa”, explica o promotor Areslan. Segundo ele, é preciso coibir práticas antidemocráticas como a compra de votos. “É importante que um partido fiscalize o outro”, salienta.

Durante a campanha, partidos e candidatos devem ficar atentos ao que é proibido e permitido pela legislação eleitoral.

Veja o que pode e o que não pode nas eleições 2008:

PERMITIDO

Carreatas (até 4 de outubro)
Carros de som (de 8h às 22h até 4 de outubro)
Cartazes, faixas e pinturas em muros em muros particulares que não excedam quatro metros quadrados e que não contrariam legislação municipal
Distribuição de santinhos
Cartazes e bonecos móveis em vias públicas, desde que não prejudiquem o trânsito
Inscrições nas fachadas de dependências e sedes dos partidos
Sites próprios na internet
Comícios (8h às 24h)
Caminhadas (até 4 de outubro)
Propaganda em rádio e TV (de 19 de agosto a 2 de outubro)
Propaganda em veículos impressos (1/8 de página de jornal padrão e 1/4 de página de revista ou tablóide)

PROIBIDO

Showmício
Outdoors
Distribuição de camisetas e brindes
Propaganda em portais na internet
Propaganda em bens públicos, como postes, pontes, árvores e jardins

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral e Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais

terça-feira, 15 de julho de 2008

Eleições 2008: o perfil dos candidatos carmenses

Com a divulgação dos 67 candidatos a vereador e das duas candidaturas majoritárias, o Blog DiCarmo traçou um perfil daqueles que pretendem comandar Carmo da Mata entre 2009 e 2012. A campanha eleitoral já começou e os eleitores vão às urnas em 5 de outubro. O Blog DiCarmo fez um levantamento de escolaridade, profissão, idades, entre outras características dos candidatos que disputam a preferência do eleitorado carmense.

DISPUTA PARA VEREADOR

Nas eleições de 2000, quando a disputa majoritária teve dois candidatos, 79 concorrentes disputaram a uma das 11 vagas que a Câmara Municipal possuía na época.

Quatro anos depois, em 2004, quando o Legislativo havia perdido duas cadeiras por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, 95 candidatos concorreram ao cargo de vereador em Carmo da Mata. O grande número de candidatos é explicado pela disputa majoritária dividida, na época, entre quatro prefeitáveis.

Em 2008, a concorrência caiu: serão 67. Dois candidatos fizeram o registro individual de candidatura após 5 de julho e se juntam aos outros 65 concorrentes que já tinham feito a inscrição no processo eleitoral.

Dos atuais nove vereadores carmenses, apenas dois não disputam a reeleição. Sinval Elias Rodrigues (PT) concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa de Milton Neto (PTB) e, por opção política, Luigi D’Ângelo (PSDB) não entrou no pleito. Dos outros concorrentes, seis já passaram pela Câmara Municipal: Gláucia Maria Matos Rios (PT), Claret Franciscani (PR), Davi Sales (PPS), Enio Carlos da Costa (PTB), Luis Cláudio Beraldo (PSDB) e Paulinho do Felix (PTB).

Escolaridade

Dos 67 candidatos a vereador em Carmo da Mata, apenas cinco têm curso superior concluído. A maioria dos concorrentes, 43,28% ou 29 candidatos, possui ensino médio completo. Outros quatro têm o ensino médio incompleto, dez deles concluíram o ensino fundamental, mas 16 concorrentes não terminaram o antigo 1º grau. Três candidatos não finalizaram o ensino superior.

Sexo

A grande maioria dos concorrentes a vereador é do sexo masculino: 56. As mulheres formam um time de 11 candidatas. A porcentagem de 16,41% está aquém dos 30% que a legislação eleitoral recomenda para a ocupação de vagas no legislativo. A atual Câmara Municipal não possui vereadora.

Naturalidade

O fato de nascer ou não em Carmo da Mata passou a ser mote de campanha desde que o ex-prefeito Odir Andrioni, natural do Rio de Janeiro, assumiu a prefeitura em duas oportunidades. Nas eleições 2008, 94% dos candidatos são legítimos carmenses. Apenas quatro candidatos não nasceram na cidade.

Idade

A média de idade dos candidatos carmenses é 42,9 anos. José Bernardino de Souza (PP), 79 anos, é o candidato mais velho. Com 23 anos, Sérgio Luiz de Melo, o Serginho do PCA (PSDB), é o mais jovem.

Profissão

No quesito profissões, chama a atenção a quantidade de candidatos motoristas particulares. São 10, o que representa quase 15% dos candidatos. Outra profissão que se destaca é a de comerciante, com sete concorrentes.

Coligações

A maioria dos candidatos a vereador apóia a candidatura do atual prefeito Milton Neto. São 42 concorrentes de seis partidos, divididos da seguinte forma: 15 na coligação PSDB/PSC, 14 na coligação PT/PP e 13 na coligação PTB/PMDB.

Quatro partidos – divididos em duas coligações para a disputa proporcional – apóiam a candidatura a prefeito de Almir Resende (PR). A coligação PSL/PPS têm 13 candidatos a vereador e a coligação PR/DEM outros 12. Confira no final da reportagem a relação completa de candidatos.

Gastos de campanha

Antes do início da campanha eleitoral, partidos e candidatos devem declarar quanto pretende gastar no período. A previsão de gastos dos partidos que apóiam Milton Neto é mais de três vezes o valor declarado pela equipe política de Almir Resende: R$ 260 mil contra R$ 80 mil.

Veja o que cada partido prevê de gasto para o pleito 2008, em números referentes apenas à disputa para vereador (de vermelho, os partidos que apóiam Almir Resende e, de azul, os que apóiam Milton Neto):

DEM – R$ 12,5 mil
PR – R$ 40 mil
PPS – 12,5 mil
PSL – 15 mil
Total: R$ 80 mil

PT – R$ 60 mil
PP – R$ 10 mil
PMDB – R$ 5 mil
PTB – 65 mil
PSDB – R$ 50 mil
PSC – R$ 20 mil
Total: R$ 260 mil


DISPUTA PARA PREFEITO

Carmo da Mata volta a ter uma disputa bipolarizada: Almir Resende (PR) e Milton Neto (PTB) concorrem ao cargo de prefeito. Veja o perfil dos candidatos da disputa majoritária (informações declaradas):

Coligação Carmo da Mata não pode parar (PTB / PP / PSDB / PMDB / PT / PSC)

Candidato a prefeito:
Milton Salles Neto (PTB)
Idade: 31 anos
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Estado civil: solteiro
Escolaridade: ensino superior incompleto
Profissão: prefeito

Candidato a vice-prefeito:
Sinval Elias Rodrigues (PT)
Idade: 33 anos
Naturalidade: Carmo da Mata (MG)
Estado civil: casado
Escolaridade: ensino médio completo
Profissão: vereador

Coligação Todos por Carmo da Mata (PSL / PR / DEM / PPS)

Candidato a prefeito:
Almir Resende Júnior (PR)
Idade: 42 anos
Naturalidade: Cláudio (MG)
Estado civil: casado
Escolaridade: ensino fundamental completo
Profissão: produtor agropecuário

Candidato a vice-prefeito:
Lafaiete Ribeiro de Rezende (PSL)
Idade: 74 anos
Naturalidade: Carmo da Mata (MG)
Estado civil: casado
Escolaridade: ensino superior completo
Profissão: médico

Declaração de bens

Quando candidato em 2004, Milton Neto declarou que um automóvel, no valor de R$ 23 mil, era o único bem que possuía. Em 2008, o atual prefeito, que concorre à reeleição, informou em seu registro eleitoral que possui um terço da fazenda de seu pai, o falecido Antônio Milton Salles. Os bens ainda não foram partilhados. O candidato a vice Sinval disse que não possui bens a declarar.

O candidato Almir Resende, em 2004, declarou R$ 10 mil em bens. O valor era referente a um automóvel e dinheiro em conta bancária. Na ocasião, o candidato informou que possuía terras para o cultivo agrícola, mas que ainda estavam em processo de registro. Em 2008, Almir relatou que possui R$ 330 mil referente a uma área de terra na comunidade rural Forquilha e 60 cabeças de gado.

Entre 2004 e 2008, o candidato a vice-prefeito Lafaiete Ribeiro de Rezende (PSL), teve um aumento de quase R$ 3 milhões em bens. Há quatro anos, ele declarou quase R$ 3 milhões referentes a duas casas, um apartamento, um carro, terras e uma fazenda. O patrimônio de Lafaiete em 2008 é de R$ 5, 75 milhões. O valor se refere a uma casa, um terreno e duas salas comerciais em Carmo da Mata, um apartamento e um fazenda em Uberaba (MG), um apartamento em Divinópolis (MG) e dois automóveis.

Gastos de campanha

A disputa majoritária na cidade deve movimentar R$ 275 mil. A coligação Todos por Carmo da Mata (PSL / PR / DEM / PPS) pretende gastar R$ 100 enquanto a coligação Carmo da Mata não pode parar (PTB / PP / PSDB / PMDB / PT / PSC) prevê gastos de R$ 175 mil. Só o PTB declarou uma previsão de despesa de R$ 100 mil. Os partidos devem fazer a primeira prestação de contas da campanha até o dia 06 de agosto.

Veja quem são os 67 candidatos a vereador (identificados pelo nome que estará na urna eletrônica), com suas respectivas idades, escolaridades e profissões (de vermelho, os candidato que apóiam Almir Resende e, de azul, os que apóiam Milton Neto):

Coligação PR/DEM

Tia Ana
, 54 anos, ensino médio completo, dona-de-casa
Toninho do Trailer, 45 anos, ensino fundamental incompleto, vendedor pracista
Claret, 53 anos, ensino médio completo, motorista particular
Aroldo dos Campos, 49 anos, ensino médio completo, produtor agropecuário
Elmo Silveira, 47 anos, ensino médio completo, pecuarista
Dinho, 35 anos, ensino fundamental incompleto, artista plástico
Zé Maria do Saae, 50 anos, ensino fundamental completo, fiscal
Luiz Tomate, 40 anos, ensino fundamental incompleto, trabalhador rural
Manoel Soldador, 77 anos, ensino fundamental incompleto, trabalhador de usina de metais
Didi da Cohab, 33 anos, ensino fundamental incompleto, trabalhador de usina de metais
Leco Calçados, 48 anos, ensino médio completo, empresário
Chiquinho Pereira, 42 anos, ensino fundamental incompleto, produtor agropecuário

Coligação PSL/PPS

Ananias do Rádio, 46 anos, ensino fundamental incompleto, técnico de eletricidade
Antônio Santa Cecília, 61 anos, ensino fundamental incompleto, servidor público municipal
Carlos dos Campos, 39 anos, ensino médio completo, trabalhador de construção civil
Davi, 41 anos, ensino médio completo, motorista particular
Edívio do Riacho, 47 anos, ensino fundamental incompleto
Erica do Posto, 32 anos, ensino superior completo, empresária
Fernando Adami (Pezão), 25 anos, ensino superior incompleto, auxiliar de escritório
Gil, 38 anos, ensino médio completo, vendedor de comércio varejista e atacadista
Ítalo França, 35 anos, ensino médio completo, professor
Márcia Lobato, 36 anos, ensino superior incompleto, secretária e datilógrafa
Marinalva-Maritaca, 42 anos, ensino fundamental incompleto, dona-de-casa
Revinho, 33 anos, ensino médio incompleto, industrial
Guto, 32 anos, ensino fundamental completo, vendedor pracista

Coligação PT/PP

Adriana da Glorianha
, 37 anos, ensino médio completo, não informou a profissão
Toninho do Inter, 40 anos, ensino superior completo, contador
Cornélio do João Véio, 41 anos, ensino fudamental incompleto, servidor público municipal
Damarks, 31 anos, ensino médio completo, pintor
Dr. Denes, 43 anos, ensino superior completo, advogado
Edílson da Leda, 47 anos, ensino fundamental completo, comerciante
Edson do Quilombo, 47 anos, ensino fundamental incompleto, não informou a profissão
Eulinho da Fundição, 40 anos, ensino superior completo, gerente
Fabinho do Zé Estevão, 44 anos, ensino fundamental completo, comerciante
Careca, 55 anos, ensino fundamental completo, não informou a profissão
Dona Gláucia, 67 anos, ensino médio completo, aposentada
Janinha do Tezio, 36 anos, ensino médio completo, servidora pública municipal
Dr. Bernardino, 79 anos, ensino superior completo, advogado
Orlando da Cachoeira, 53 anos, ensino fundamental completo, motorista particular

Coligação PTB/PMDB

Donizetti Carvalho
, 50 anos, ensino médio completo, representante comercial
Toizinho, 40 anos, ensino médio completo, operador de aparelhos de produção industrial
Enio, 47 anos, ensino médio incompleto, comerciante
Cuçu, 61 anos, ensino fundamental completo, comerciante
Torrinha, 37 anos, ensino médio completo, motorista particular
Leandro, 48 anos, ensino médio completo, motorista particular
Tileo, 27 anos, ensino médio completo, motorista particular
Lilian, 41 anos, ensino superior completo, professora
Tuzuca, 45 anos, ensino superior incompleto, funcionário público
Nelson Segurança, 30 anos, ensino médio completo, vigilante
Dizinho, 45 anos, ensino médio completo, não informou a profissão
Sandra do China, 41 anos, ensino médio completo, servidor público municipal
Paulinho do Felix, 51 anos, ensino médio completo, motorista particular

Coligação PSDB/PSC

Elange do Zezinho Saae
, 43 anos, ensino fundamental incompleto, não informou a profissão
Eriton do Sindicato, 29 anos, ensino fundamental completo, secretário e datilógrafo
Fernandinho Notini Lobato, 34 anos, ensino médio incompleto, vendedor pracista
Gustavo Sales, 26 anos, ensino médio completo, supervisor de compras e vendas
Zete das Calhas, 52 anos, ensino médio completo, bombeiro e instalador
Zezeca, 41 anos, ensino médio completo, motorista particular
Júlio do Sacolão, 35 anos, ensino fundamental completo, comerciante
Claudinho do Bar, 36 anos ensino médio completo, comerciante
Petita da Funerária, 56 anos, ensino médio completo, empresária
Rafael Ninico, 41 anos, ensino fundamental completo, motorista particular
Nem do Carrinho, 59 anos, ensino fundamental completo, produtor agropecuário
Serginho do PCA, 23 anos, ensino médio completo, comerciante
Silvinha do Posto de Saúde, 36 anos, ensino fundamental completo, não informou a profissão
Waguinho da Van, 31 anos, ensino médio incompleto, motorista particular
Ney da Marlene, 31 anos, ensino fundamental incompleto, não informou a profissão

(Fotos: montagem sobre imagens da página do TSE na internet; foram utilizadas as fotografias de 65 candidatos a vereador - apenas dois não tinham fotos diponibilizadas em 15.07.08)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Eleições 2008: Almir Resende e Milton Neto são, novamente, os candidatos a prefeito

O atual prefeito Milton Neto (PTB) e o ex-diretor do departamento municipal de agricultura Almir Resende (PR) são os candidatos a prefeito de Carmo da Mata. Nos próximos três meses, eles disputam a preferência do eleitorado carmense. A eleição acontece em 5 de outubro. Adversários nas eleições de quatro anos atrás, Almir Resende e Milton Neto voltam a se enfrentar num cenário bem diferente.

Nos últimos anos, o troca-troca partidário e a mudança de oposição para situação (e vice-versa) acabaram influenciando a composição majoritária de 2008. O atual vice-prefeito Lafaiete Ribeiro de Rezende (PSL), que ajudou Milton Neto a se eleger prefeito em 2004, é, hoje, candidato a vice de Almir. Eles formam a coligação “Todos por Carmo da Mata”, composta pelos partidos PR, PSL, DEM e PPS.

O vereador Sinval Elias Rodrigues (PT), ex-ocupante do cargo de diretor do departamento municipal de saúde, foi escolhido para ser o candidato a vice de Milton Neto. Dias antes do registro das candidaturas, a vaga de vice foi preterida por diferentes políticos da cidade. O motivo da briga é simples: se reeleito, Milton Neto não poderá concorrer a um terceiro mandato e seu vice se tornaria um sucessor natural em 2012.

Candidato derrotado nas últimas eleições, Fernandinho Diniz (PPS), que já havia anunciado sua participação no bloco de oposição, mudou de idéia e quase formou a chapa com o atual prefeito. Mas, na convenção do PPS, o diretório do partido vetou a aliança. A vaga de vice também foi cobiçada pelo PP, partido que elegeu Milton Neto em 2004. Nomes como Euler Bernardes (PT) e Luigi D' Ângelo (PSDB) também eram cotados.

Milton Neto, que tenta ser o primeiro prefeito reeleito da história da cidade, forma a coligação “Carmo da Mata não pode parar”, composta pelos partidos PTB, PT, PSC, PP, PSDB e PMDB.

O PSC, do ex-prefeito Odir Andrioni, também chegou a se declarar um partido de oposição, mas acabou fechando coligação com o time do atual prefeito. O ex-prefeito Fernando Lobato, candidato derrotado nas últimas eleições e que teve os direitos políticos suspensos por crime de responsabilidade quando ocupava o posto de prefeito do município, está fora do pleito deste ano e não pode participar de comícios, nem fazer campanha para qualquer candidato.

Depois de uma eleição 2004 dividida entre quatro coligações majoritárias e com 95 candidatos a vereador, a disputa municipal de 2008 é bipolarizada e tem menos concorrentes ao legislativo. São 65 candidatos às nove cadeiras da Câmara Municipal.

Em 2004, Milton Neto foi eleito prefeito com 27,86% dos votos válidos, uma diferença de apenas 105 votos para Almir Resende, segundo colocado.

E CONTINUE ACOMPANHANDO AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE CARMO DA MATA PELO BLOG DICARMO!

SÓ AQUI VOCÊ TERÁ UMA COBERTURA ISENTA E DEMOCRÁTICA DA DISPUTA!

DIGA O QUE ACHOU DA REPORTAGEM! CLIQUE NO LINK COMENTÁRIOS LOGO ABAIXO E VEJA TAMBÉM A OPINIÃO DOS LEITORES DO BLOG!