Os fatos mais relevantes da cidade como você nunca viu. Notícias com imparcialidade, investigação e crítica

terça-feira, 11 de março de 2008

Eleições 2008: vem aí a cobertura especial do Blog DiCarmo

Ano de eleições municipais. A movimentação política em Carmo da Mata já começou e o Blog DiCarmo promete a melhor e mais isenta cobertura desta festa democrática brasileira.

A cinco meses do registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral e a oito meses do comparecimento do eleitor às urnas, o Blog DiCarmo dá a largada em sua cobertura com uma retrospectiva do debate entre os candidatos à prefeito realizado em 2004, pela Rádio Radial FM. Milton Neto, Almir Resende, Fernando Lobato e Fernandinho Diniz, então candidatos, devem ser, novamente, figuras marcantes no pleito de 2008.

Nos próximos meses, o Blog DiCarmo trará a seu leitor tudo sobre os conchavos políticos, as novas parcerias, a briga entre oposição e situação – que deve definir o número de candidatos –, quem mudou de lado, quais serão as estratégias dos partidos e as apostas de cada candidatura.

O objetivo: promover o debate de idéias, incentivar a participação popular e fazer do período eleitoral um laboratório para solucionar os problemas carmenses.

Eleições 2004

Em 2004, Milton Neto (então, no PP) elegeu-se prefeito com 1.945 votos, 27,86% dos votos válidos. Pela primeira vez em sua história, Carmo da Mata teve quatro candidatos. O resultado final mostrou como a cidade ficou dividida. O segundo colocado Almir Resende (PL) foi derrotado por uma diferença de 105 votos. Fernando Lobato (então, no PFL), em terceiro, teve 12 votos mais que Fernandinho Diniz (PPS), o último na disputa.

O debate entre os candidatos, em setembro de 2004, o primeiro realizado por um sistema de rádio, auxiliou os eleitores na hora do voto. Na época, o encontro foi produzido e mediado por este blogueiro. As despesas foram divididas pelas coligações.

A primeira parte do programa contou com a participação dos eleitores que enviaram perguntas. Na parte final, os candidatos se enfrentaram com perguntas diretas de tema livre.

O Blog DiCarmo recupera o embate, disponibilizando os arquivos em áudio. Os eleitores carmenses já podem começar a pensar naquilo que foi cumprido ou não pelo candidato eleito. Além disso, muitas das questões debatidas há quase quatro anos devem voltar à tona em 2008. Relembre (as perguntas não estão na ordem em que foram apresentadas no debate):

1) Almir Resende questiona Fernandinho Diniz sobre as aplicações do orçamento do município, a participação popular, o diálogo com a Câmara Municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, caso fosse eleito:


boomp3.com

2)
Almir Resende pergunta a Fernando Lobato se ele tinha um plano de governo:

boomp3.com

3) Almir Resende quer saber as propostas de Milton Neto para a área de meio ambiente:

boomp3.com

4) Fernandinho Diniz questiona Almir Resende sobre a renovação política na cidade:

boomp3.com

5) Fernandinho Diniz pergunta a Fernando Lobato se a dívida que ele deixou, então prefeito municipal entre 1997 e 2000, teria atrapalhado a administração do prefeito Odir Andrioni, no comando do município entre 2001 a 2004:

boomp3.com

6) Fernandinho Diniz quer saber se a informação de que Milton Neto conseguiria casas populares para a cidade é procedente:

boomp3.com

7) Fernando Lobato quer o posicionamento de Almir Resende sobre seu projeto de segurança pública:

boomp3.com

8) Fernando Lobato quer saber a proposta de Fernandinho Diniz para as finanças e a economia do município:

boomp3.com

9) Fernando Lobato pergunta a Milton Neto como ele fará a escolha de seus cargos de confiança, caso eleito:

boomp3.com

10) Milton Neto cobra de Almir Resende um posicionamento sobre uma dívida deixada por ele quando chefe de gabinete municipal:

boomp3.com

11) Milton Neto quer saber qual seria o posicionamento de Fernandinho Diniz diante de uma greve no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto):

boomp3.com

12) Milton Neto questiona o posicionamento de Fernando Lobato quanto a um consórcio regional de saúde:

boomp3.com

Um comentário:

Anônimo disse...

A noção que o prefeito tem de meio ambiente é a mesma de uma criança que planta feijão no algodão.