Os fatos mais relevantes da cidade como você nunca viu. Notícias com imparcialidade, investigação e crítica

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Nova praça muda o visual do centro

A Praça Presidente Vargas – chamada de Praça Getúlio Vargas na placa de reinauguração – foi reaberta ao público no último sábado, 19 de abril, depois de quase seis meses fechada para uma reforma. Com um novo desenho de canteiros, uma fonte luminosa, bancos de madeira, lixeiras, espaço para estacionamento, um coreto e banheiros públicos, a nova praça muda o visual do centro da cidade e cria um novo espaço de convivência para os moradores.

Os tapumes que cercavam a obra foram retirados de madrugada e, logo pela manhã, os moradores já voltaram a freqüentar o local. À noite, a revitalização foi oficialmente inaugurada. A festa de reinauguração teve queima de fogos, show com a banda Gandaieira e muita gente na praça.

A Praça Getúlio Vargas foi reaberta com o antigo sistema de iluminação. Apenas os globos dos postes foram trocados. De acordo com o prefeito municipal Milton Salles Neto, a nova iluminação - que irá valorizar os contornos dos canteiros e a jardinagem - deve demorar ainda um mês. Para melhorar o aspecto visual no entorno da praça, o prédio da Prefeitura Municipal também recebeu uma pintura.

As obras no calçadão estão adiantadas. O espaço foi cimentado e parcialmente calçado. O local, onde antes ficavam os carrinhos de sanduíches, ganhará dois quiosques. Enquanto isso, os trailers de lata estão instalados ao lado da nova calçada. Com os quiosques prontos, os trailers serão retirados, despoluindo visualmente a região.

(Fotos: Thiago Nogueira)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Nova praça será inaugurada no sábado 19

A Prefeitura Municipal de Carmo da Mata prepara uma festa para a reinauguração da Praça Presidente Vargas no próximo sábado, dia 19 de abril. Aproveitando que a cidade deve estar cheia por causa do feriado de 21, a prefeitura vai apresentar a nova praça com um visual bem diferente. Haverá show também no domingo (20).

Um coreto, novos bancos, banheiros públicos e a nova jardinagem são as novidades. Os tapumes que cercam a praça devem ser retirados na sexta ou mesmo no sábado para deixar a novidade para os últimos instantes.

A programação da festa irá contar com a presença de seresteiros, ex-integrantes do Projeto Minas ao Luar. Logo depois, haverá show com a banda Gandaieira. No domingo, durante a tarde, bandas filarmônicas da cidade e região farão um encontro. À noite, show com a cantora carmense Alessandra Lobato.

(Foto: Thiago Nogueira - 16.03.2008)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

REPORTAGEM ESPECIAL: Blog DiCarmo completa um ano e faz um raio-x da política carmense

Em comemoração ao aniversário de um ano, o Blog DiCarmo apresenta a real situação da política carmense. A reportagem especial relembra fatos políticos importantes que marcaram os três anos e três meses do governo Milton Neto e dá voz a oposição e situação, que travam uma verdadeira guerra de acusações. A reportagem ouviu os principais personagens desse cenário e apresenta os fatos como nunca foi feito na cidade: com isenção, imparcialidade e ética jornalística, procurando checar cada detalhe dessa intrigante teia de interesses pessoais e políticos que permeiam a cultura carmense.

Saída de Almir do governo cria novo cenário político

A campanha eleitoral para as eleições municipais de 2008 só começa em 5 de julho, mas os partidos de situação e oposição na cidade já estão com as articulação bem adiantadas. O desligamento de Almir Resende (PR) da atual administração dá início a um quadro bipolar que pode se refletir no próximo pleito: de um lado, o grupo formado pelo prefeito Milton Neto (PTB), que conquistou novos parceiros durante o governo, e, do outro, um time formado por “caciques” da política carmense.

Candidato derrotado a prefeito nas eleições de 2004, Almir (então no PL) deixou o cargo de diretor do departamento de agricultura do município após o Carnaval e agora é, declaradamente, um político da oposição. Fazem parte dessa nova aliança os ex-prefeitos Fernando Lobato (do antigo PFL, hoje, Democratas), Odir Andrioni (PSC) e Senílio Piassi (PSL), além do atual vice-prefeito Lafaiete Ribeiro de Rezende (eleito pelo PTB e, agora, filiado ao PSL) e do candidato derrotado à prefeito Fernandinho Diniz (PPS).

Almir, que assumiu a pasta de agricultura logo no início do governo Milton Neto, justifica sua saída devido a desavenças com o prefeito no fim de 2007. “Eu tinha um compromisso com ele. No final do ano passado, ele começou a me prejudicar na secretaria, cortando recursos. Todos os secretários têm telefones. O meu, ele estipulou gastos. Ele também cortou combustível dos tratores e acabou me rebaixando de cargo, me colocando como chefe de gabinete”, explica Almir.

O prefeito já aguardava a saída de Almir da administração. “Eu encarei isso de uma forma natural. Na realidade, não foi surpresa para ninguém, de um ano para cá ele já estava nos traindo”, salienta Milton Neto, que não esconde a mágoa. “Eu acho que a pessoa tem que ter duas coisas na política: lealdade e brio na cara. Eu estendi a mão para ele, oferecemos um cargo, mas ele ficou perdido, conversando comigo, conversando com a oposição. Então, eu achei que ele agiu da forma errada. Ou não aceitasse o cargo, ou tivesse pedido conta um ano atrás. Ele esperou até o último momento. Falo com você com toda clareza: ele agiu com uma falta muito grande de caráter”, afirmou.

Almir nega que tenha sido desleal. “Não é verdade. Eu, inclusive, dei uma declaração ao seu blog dizendo que era fiel ao governo. O que me desagradou foram essas coisas que aconteceram no final do ano”, pondera. Veja a matéria. “Não vou dizer que a oposição não me ligava. Mas eu dizia a eles que, naquele momento, não era correto porque eu estava na administração”, explica.

Alianças pós-eleição

Durante os anos da administração Milton Neto, enquanto os políticos derrotados nas últimas eleições começavam os primeiros contatos para a formação de um grupo opositor, o prefeito conquistava novos parceiros políticos. “O meu pensamento foi de fazer uma ampla administração. Hoje temos pessoas que estão no governo que são de várias facções”, comenta o prefeito.

Atualmente, o governo conta com o apoio de oito dos nove vereadores da Câmara Municipal, entre eles, Luigi D’Angelo (PSDB), Euler Bernardes (eleito pelo PDT, hoje no PT) e Aroldo Diniz (eleito pelo PL, hoje, PR), que apoiaram Almir na corrida para a prefeitura em 2004. “Hoje eu sou PR (presidido por Almir). Estou aguardando um parecer do partido. Mas a minha vontade é continuar apoiando o Milton”, comenta Aroldo. “Eu sou, na verdade, um cara de centro. Apoio o que está certo”, explica Eulinho.

O vereador Leonardo Rodrigues de Almeida, o Ti-Léo (eleito pelo PPS e, hoje, no PTB), ainda durante a campanha eleitoral, quebrou a aliança com o candidato a prefeito de seu partido, Fernandinho Diniz, e foi para a base de apoio de Milton Neto. José Geraldo de Resende, o Cuçu (eleito pelo PMDB, hoje, PTB), atual presidente da Câmara, que também apoiou Fernandinho Diniz nas últimas eleições, passou para o lado do prefeito levando consigo os correligionários do PMDB, entre eles, o ex-prefeito Lineu de Carvalho. Outro nome considerado forte que hoje participa do governo Milton Neto é Dona Gláucia (hoje no PT), ex-vereadora e candidata a vice derrotada da chapa encabeçada por Fernando Lobato (que disputou as eleições pela antiga legenda PFL).

Gilson Carlos da Silva, o Gil (ex-PFL, hoje, PPS), é o único vereador que não é declaradamente a favor do prefeito. Gil é considerado um forte “puxador de votos”. Nas últimas eleições, ele foi o mais votado, com quase o dobro de votos do segundo colocado. “Eu sou amicíssimo dele (Milton Neto). Mas eu luto é por Carmo da Mata, indiferente de quem está no poder. Meu lado político é Fernando Lobato, todo mundo sabe. Mas sou livre para votar do jeito que penso. Sou democrático. Nunca me obrigaram a nada”, explica Gil.

Almir contesta a ampla maioria na Câmara e acredita que o cenário ainda pode mudar até a campanha. “Não tenho certeza da posição do Aroldo. E com o Eulinho, nós vamos conversar ainda”, afirmou.

Mais mudanças

A miscelânea na política carmense não pára por ai. Eleito pelo PP, o prefeito Milton Neto teve desavenças com o partido e, hoje, é filiado ao PTB, partido do falecido Petrônio Câmara. O PT, que participou da eleição de Milton Neto, continua no governo.

A grande perda política de Milton Neto foi seu vice-prefeito, Lafaiete Ribeiro de Resende. “Foi uma questão de autoritarismo. Ele achou que fosse ser o prefeito”, conta o governante. Entre os motivos da briga estaria a quebra da promessa de campanha de Milton Neto, que afirmou nos comícios e no debate realizado entre os candidatos, que o vice-prefeito, que é médico, seria seu secretário de saúde. Veja como foi a briga entre o prefeito e o vice no rádio. “Mas, na verdade, foi ele que acabou indicando o secretário de saúde”, pondera o prefeito.

Ações isoladas

A primeira ação de opositores para desqualificar o Governo Milton Neto foi a divulgação do panfleto Trombone do Carmo (foto), uma alusão ao jornal Tribuna do Carmo. Logo no inicio de 2006, um misterioso folheto foi espalhado em algumas casas da cidade fazendo acusações, sem provas, e em tom pejorativo, contra o prefeito, alguns vereadores, membros da administração e o jornal Tribuna no Carmo. Em questão de horas, o panfleto foi fotocopiado, se espalhando pela cidade.

Os citados no folheto logo começaram a procurar o possível criador da peça. Sérgio Moreira, funcionário público da prefeitura que participou ativamente da campanha de Milton Neto, foi apontado como autor. Na época, o juiz de plantão na comarca expediu um mandado de busca e apreensão do computador de Sérgio que, naquele ano, era diretor do Codema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental). No equipamento do acusado – que antes ficava em uma dependência da prefeitura, mas que foi recolhido em sua residência –, a perícia encontrou um arquivo com uma diagramação parecida com a do panfleto divulgado. Contudo, não foi esclarecido se o arquivo correspondia a uma segunda edição ou se o material teria sido colocado no computador para acusar Sérgio Moreira.

Ouvido pelo Blog DiCarmo, o advogado de Sérgio Moreira, Sérgio Isaías Soares Meira, explica que não houve provas contundentes. Na época, foi concedido ao acusado uma liminar que suspendeu o andamento processo. Outro fator também favoreceu Sérgio. Segundo o advogado, a ação foi julgada improcedente porque, na época, a acusação tentou apresentar testemunhas sem o prévio conhecimento da defesa.

O advogado Sérgio Isaías conta que seu cliente ficou muito abatido com o que ocorreu, e prefere não conceder entrevistas. Sérgio Moreira também passou por um processo administrativo e foi desligado do cargo que ocupava na prefeitura. Quando nada se comprovou, foi reconduzido ao posto, mas acabou pedindo licença. “A pressão era muita”, avaliou o advogado referindo-se aqui à membros de oposição e situação. “Uma coisa que deve ser dita é que não há revanche. Para ele, o prefeito foi induzido ao erro”, explica Sérgio Isaías. De acordo com o advogado, os salários de Sérgio Moreira no período em que ficou fora da prefeitura não foram pagos, ainda que a justiça tenha previsto multa diária de R$ 1 mil pelo descumprimento.

O Blog DiCarmo encontrou em contato com a prefeitura para confirmar o corte no salário de Sérgio Moreira, mas foi informado pela Assessoria Jurídica de que esse tipo de informação, que envolve um processo judicial com dados pessoais de funcionários, depende de um requerimento. O Blog DiCarmo fez o pedido (protocolado em 10 de abril) e, de acordo com a Assessoria Jurídica, a prefeitura tem um prazo de 15 dias para a resposta. Logo que receber as informações, o Blog DiCarmo as divulgará.

Outro fato que abalou politicamente o governo foi a prisão do padre Cléber Domingos Gonçalves, pároco da cidade, acusado de pedofilia, em maio de 2007. O que seria apenas um caso de polícia tornou-se um caso político. Já brigado com Milton Neto, o vice-prefeito Lafaiete foi o primeiro a ajudar o padre, oferecendo-lhe o pagamento de um advogado. De acordo com o inquérito policial, Beth Pimenta, proprietária do hotel-fazenda onde o padre teria se hospedado com crianças, pediu ajuda à Denise Guerra, mãe do prefeito Milton Neto, para descobrir quem seria aquele homem – que havia se identificado como um professor da cidade – que freqüentava seu estabelecimento. Logo, a mistura fé e política estaria estabelecida.

Nas semanas seguintes, atos em favor da liberdade de Padre Cléber foram organizados na cidade. Membros da administração e a equipe do jornal Tribuna do Carmo, que acompanhou o caso com reportagens na época (veja a reprodução de uma de suas edições), chegaram a sofrer ameaças. No item 2 da nota oficial, no final da reportagem, a Tribuna explica o caso.

Recentes investidas

Logo depois da saída de Almir do governo, em março deste ano, a oposição organizou uma manifestação popular que pretendia evitar que a Câmara Municipal aprovasse um projeto de lei do Executivo que prevê a venda de parte do terreno da fazenda Epamig, adquirido pela prefeitura para a construção do parque de exposições e de casas populares na cidade. Avaliado em R$ 156 mil, a intenção da prefeitura é utilizar o dinheiro como contrapartida em obras no município.

A oposição não concordou com a proposta do prefeito. “Vender um terreno daquele por R$ 150 mil é pouco significante em vista do que ele vai servir para o futuro”, defende Almir, que acha que as terras poderiam ser usadas para a construção de uma escola agrícola, um matadouro, um novo parque industrial ou para outro fim que beneficiasse a cidade.

No dia da votação em primeiro turno, Almir chegou a pedir a palavra na tribuna. Houve bate-boca entre vereadores e populares que estiveram na Câmara. Ao final, o projeto de lei foi aprovado por oito votos a favor e uma abstenção, do vereador Gil. Na votação em segundo turno, em reunião extraordinária, dia 5 de março, a história se repetiu e a venda de parte do terreno foi confirmada.

Para o prefeito Milton Neto, a oposição só quer tumultuar o governo. “Eles não estão engolindo a minha administração. Eles não estão tendo olhos para enxergar o que estamos fazendo para Carmo da Mata”, afirmou.

José Geraldo de Resende, o Cuçu, presidente da Câmara Municipal, ressalta que a casa só fica do lado do prefeito quando ele apresenta idéias importantes para a cidade. “Todo projeto que o prefeito manda para a Câmara, nós analisamos e, se for bom, estamos dispostos a aprovar na íntegra. Projeto absurdo, nós não vamos aprovar”, afirmou.

Para Almir, a manifestação popular é a única maneira de influenciar as decisões da prefeitura, já que Executivo e Legislativo municipais estão em sintonia. Para ele, a prefeitura poderia ter feito outro tipo de economia. “Por exemplo: o gasto somado da prefeitura, Câmara e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto, mantido pelo município) com o jornal Tribuna é de R$ 5.750 mensais. Se o dinheiro fosse economizado, ao invés de fazer propaganda para a prefeitura, multiplicando aí por 36 meses (correspondente a três anos de governo), daria mais de R$ 200 mil. Fui lá (na Câmara) para explicar esse tipo de coisa”, afirmou.

O Blog DiCarmo entrou em contato com o diretor do jornal Tribuna do Carmo, Ricardo Câmara, para averiguar os valores apresentados por Almir. O Blog DiCarmo quis saber também o que o jornal diz a respeito da declaração do político de que o veículo faz propaganda para a prefeitura. No final da reportagem, você lê, na íntegra, no item 1 da nota oficial, o posicionamento do jornal. A resposta é assinada pelo jornalista responsável, Márcio Almeida Júnior. O jornal concordou em responder à solicitação do Blog DiCarmo desde que a nota fosse publicada na íntegra.

A mais recente investida da oposição foi a publicação do jornal A Voz do Povo (veja a reprodução da primeira edição do jornal), que começou a ser distribuído na cidade no final de março. A manchete de sua primeira edição, “Nasce grupo político em Carmo”, oficializa a união de opositores ao governo Milton Neto. Mas a publicação já criou uma dor de cabeça para o novo time.

O jornal foi denunciado pelo Ministério Público por propaganda extemporânea (propaganda política antes do período estabelecido pela Justiça Eleitoral, que este ano vai de 5 de julho a 4 de outubro, véspera da eleição). Almir afirmou que já tem um advogado se inteirando do caso e garante que a publicação terá novas edições. Em 2006, o jornal Folha do Cidadão, outro veículo que nasceu como oposição, teve apenas três números.

Deputados estão em um impasse

Os deputados estadual Domingos Sávio (PSDB) e federal Jaiminho Martins (PR) são os políticos que mais têm empenhado verbas para o município nos últimos anos. Almir Resende sempre apoiou os dois deputados na cidade, e foi apoiado por eles. Em 2004, Almir não conseguiu se eleger prefeito e os deputados se aproximaram de Milton Neto para manter o bom relacionamento com o município.

No dia 14 de março, o deputado Domingos Sávio se reuniu com o prefeito, os vereadores e políticos da cidade em um encontro informal na Câmara. Já sabendo da saída de Almir do governo, Domingos adotou um tom apaziguador. “O meu espírito é de tentar buscar o entendimento. Se for possível, tornam as coisas mais fáceis. Acredito que ganham todos. Se não, isso não pode criar um obstáculo para trabalharmos por Carmo da Mata”, avaliou.

“Sempre falei para o deputado para ajudar Carmo da Mata como se eu fosse o prefeito”, conta Almir. O ex-diretor municipal disse que, no dia em que o deputado Domingos Sávio esteve na cidade, ele também esteve em sua residência reafirmando o seu apoio. No caso do deputado federal Jaiminho Martins, o impasse é também pessoal. Milton Neto é noivo de sua filha.

Futuro

As convenções partidárias acontecem entre os dias 10 e 30 de junho, como estabelece a Justiça Eleitoral. Até lá serão definidos os últimos detalhes das alianças. O único partido que ainda flutua entre situação e oposição é o PP, de José Bernardino de Souza. De acordo com ele, o partido tomará a decisão no período definido pela lei. “O PP ainda não tem posição certa: se acompanha o prefeito, se apóia um outro grupo ou se lança candidato próprio. Vamos fazer isso na época certa”, afirmou.

Pelo fato de o prefeito ter sido eleito com a legenda do PP, José Bernardino conta que fará uma consulta à Justiça Eleitoral para saber se o direito de reeleição ao cargo majoritário é permitido a Milton Neto, que pouco mais de um ano depois da posse deixou o partido e filiou-se ao PTB.

Na situação, mesmo não podendo anunciar-se candidato, tudo indica que Milton Neto deverá concorrer a um segundo mandato. Ele prefere não falar no assunto, exatamente para evitar problemas com a Justiça Eleitoral. Restaria saber quem irá compor a chapa majoritária no posto de vice-prefeito. Luigi D’Ângelo (PSDB), Dona Gláucia (PT), Euler Bernardes (PT) e Sinval Elias Rodrigues (PT) são os mais cotados. Na oposição, Almir diz que os candidatos a prefeito e vice poderão ser definidos internamente ou mediante uma pesquisa encomendada.

A única certeza é que Fernando Lobato não poderá concorrer a nenhum cargo público. O político teve os direitos políticos suspensos, condenado pela justiça por crime de responsabilidade, quando prefeito. Almir, co-réu no mesmo processo, explica que seu advogado está trabalhando para que o processo prescreva e ele possa participar normalmente da campanha eleitoral. Segundo ele, não há previsão para a decisão. Enquanto isso, o prefeito Milton Neto alfineta. “Eles têm elementos, mas não têm um grupo político. Não adianta juntar muitos caciques e não ter um grupo”, afirmou.

(Imagens: Almir Resende - 12.04.2004; Milton Neto - 03.10.2004; foto ilustrativa Trombone - 03.01.2006; Crédito: Thiago Nogueira. Reproduções: Tribuna do Carmo - edição nº 129, do dia 1º ao dia 17 de agosto de 2007; A Voz do Povo - edição nº 1, março de 2008)

Nota do jornal Tribuna do Carmo, na íntegra:

Em resposta à solicitação de informações que lhe foi feita, a Tribuna informa o seguinte:

1 – O valor do investimento que o poder público municipal realiza na Tribuna varia de acordo com a necessidade de divulgação dos órgãos do Executivo e Legislativo. O investimento gira em torno de R$4.050,00 por mês, valor consideravelmente inferior aos R$5.750,00 mencionados na pergunta e compatível com a realidade da região. (Lembre-se que o valor efetivamente recebido pela empresa não chega a R$4.000,00 devido à retenção de Imposto de Renda na fonte).
A afirmação de que se trata de um investimento feito em troca de “propaganda política do governo”, atribuída na pergunta ao Sr. Almir Resende, é uma opinião pessoal com a qual a Tribuna não concorda. Este jornal entende que o que faz é comercializar espaço destinado à publicidade institucional e à prestação de contas da administração municipal. Tal publicidade está prevista na Constituição Federal como um dos princípios da Administração Pública.
Além de publicidade institucional, a Tribuna veicula matérias jornalísticas e textos opinativos sobre ações dos órgãos públicos, tendo em vista que o povo tem o direito de ser informado sobre como são gastos os recursos do erário e como trabalham os servidores e agentes públicos. Por outro lado, o projeto editorial da Tribuna inclui, como princípio, o apoio a todas as pessoas e órgãos que trabalham efetivamente em prol de Carmo da Mata, estejam ou não no governo.
Na oportunidade, este jornal toma a liberdade, baseado na amizade que mantém com o responsável pelo Blog DiCarmo, de sugerir que seja dado um tratamento crítico à cobertura de fatos relacionados à vida pública carmense, inclusive às declarações do Sr. Almir Resende. Por exemplo: até agora, a julgar pelo que foi publicado, ele teceu considerações sobre valores empregados em publicidade institucional, demonstrando sua preocupação com o interesse e o dinheiro público.
Sendo assim, é o caso de sugerir ao Blog DiCarmo que faça, entre outros, um questionamento sobre fatos de interesse público relacionados ao próprio Sr. Almir Resende. Até agora, não se viu na mídia — inclusive em jornal impresso no qual ele concedeu recente entrevista de página inteira — o que ele tem a dizer sobre sua condenação por crime de responsabilidade em razão de uso de serviços e recursos públicos em benefício próprio e no de terceiros.
A título de informação, é conveniente lembrar os dados de reportagem publicada pela Tribuna a respeito do processo e da condenação, a qual serviu de base à elaboração de texto do Blog DiCarmo. A propósito, no último dia 28 de fevereiro, por unanimidade, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça rejeitou agravos impetrados pela defesa do Sr. Almir Resende, confirmando sua condenação por atitudes consideradas contrárias ao interesse público.
Essa foi a terceira manifestação da justiça contrária a atitudes tomadas pelo Sr. Almir Resende em sua passagem pelo poder público. Todas as informações foram colhidas e apuradas pela Tribuna, que entende ter prestado um serviço à sociedade ao divulgar as informações. O que o Sr. Almir Resende tem a dizer a respeito dessas seguidas decisões que o consideraram, em três instâncias, co-autor de crime de responsabilidade lesivo ao interesse público?
Na avaliação da Tribuna, alguém que fala de propostas políticas para Carmo da Mata deve, pelo menos, ser portador de direitos políticos. Não é o caso do Sr. Almir Resende, o qual, até que haja uma decisão em contrário no julgamento de recurso (se é que haverá), está inelegível e impossibilitado de participar diretamente do processo político carmense. Portanto, além de ouvir as opiniões políticas do Sr Almir Resende, o Blog DiCarmo faria bem se questionasse a situação política dele.
Também seria positivo, no entender da Tribuna, que o Blog DiCarmo procurasse, no intuito de informar a sociedade, questionar as próprias divulgações feitas na mídia com o apoio ou participação do Sr. Almir Resende. Ele parece à vontade para tecer, em declarações públicas, considerações sobre o tipo de divulgação que a Tribuna faz em relação ao poder público, divulgação essa que não foi, até aqui, questionada pelo Ministério Público ou a Justiça Eleitoral.
No entanto, pelo que se viu até o momento, o Sr. Almir Resende não parece igualmente inclinado a explicar a forma como ele próprio vem usando a mídia. Basta dizer que no jornal que ele e alguns de seus aliados do grupo de oposição fizeram circular recentemente em Carmo da Mata foram publicados vários textos que, no entender do promotor de justiça da comarca, Areslan Eustáquio Martins, configuram explícita propaganda extemporânea.
A publicação desse jornal gerou representação contra todos os líderes do grupo oposicionista retratados no jornal, entre eles o Sr. Almir Resende, ao qual foi concedido espaço de página inteira para uma entrevista com foto. No entender do promotor de justiça, como se lê no texto da representação, o Sr. Almir Resende “praticamente lançou sua candidatura a Prefeito de Carmo da Mata”. Mais adiante, diz o promotor que “Só faltou pedir voto”.
Por fim, mas não menos importante, seria conveniente que o Blog DiCarmo, com o mesmo espírito crítico a serviço da sociedade, procurasse informações sobre alguns dos gastos do Sr. Almir Resende durante o tempo em que ele esteve à frente do Departamento de Agricultura. Sua conta telefônica, por exemplo, chegou a superar as dos diretores dos departamentos de Saúde e Obras, duas áreas de grande demanda, e a do prefeito. A apuração de tais fatos também é de interesse público.

2 – Quanto à segunda pergunta, sobre supostas ameaças à Tribuna após a divulgação de reportagens que tratam do caso envolvendo o padre Cléber Domingos Gonçalves, o que houve foram manifestações desfavoráveis de alguns leitores sobre os fatos divulgados pelas autoridades policiais. Alguns deles chegaram a dirigir a pessoas ligadas ao jornal palavras que podem ser interpretadas como ameaçadoras, o que gerou uma representação à Delegacia de Polícia.
Contudo, a equipe da Tribuna tem a consciência tranqüila quanto ao fato de ter feito a cobertura do caso de modo ético, equilibrado e não sensacionalista. Além do mais, ela não foi o único veículo de mídia a interessar-se pelo fato. Pelo contrário: dezenas de outros veículos, um deles contando à época com a colaboração do editor do Blog DiCarmo, fizeram a divulgação do fato e publicaram as mesmas informações ou outras que vieram a apurar.
A Tribuna não se preocupa com a opinião segundo a qual teria feito campanha contra o padre Cléber. Quem lê regularmente o jornal sabe que este publicou, desde o início do trabalho do sacerdote em Carmo da Mata, notícias e opiniões enaltecendo seu trabalho pastoral. Com a mesma imparcialidade, foram publicadas as acusações reportadas por autoridades. O papel da Tribuna nesse caso é o de veículo de divulgação, não de tribunal, e assim continuará.
Carmo da Mata, 8 de abril de 2008.
Márcio Almeida Júnior

A opinião do Blog DiCarmo:

A briga política em Carmo da Mata sempre foi acirrada. Qualquer ato de oposição ou situação gera polêmica, brigas, intrigas e bate-bocas. O Blog DiCarmo trabalha com fatos e procura dar o igual espaço para as diferentes facções políticas na cidade. O interesse do Blog DiCarmo é promover, única e exclusivamente, o debate de idéias que favoreçam o desenvolvimento do município. O Blog DiCarmo é um veículo jornalístico que não tem qualquer filiação partidária, apesar de manter boas amizades com os principais agentes políticos da cidade. O Blog DiCarmo é uma página na internet que não recebe qualquer valor para se manter e produz as reportagens mediantes os meios e os recursos financeiros que possui.

Na reportagem que acabaram de ler, o Blog DiCarmo ouviu os principais envolvidos na guerra política que se trava na cidade. Isso é regra número um em qualquer matéria jornalística. Algumas opiniões são sérias e os fatos apresentados são direitos da população conhecê-los oficialmente. Os carmenses não podem ficar a mercê de boatos e atitudes mal esclarecidas na cidade. Eles têm o direito de saber o que os políticos que comandam, comandaram ou querem comandar a cidade pensam e fazem pelo bem-estar e o progresso do município.

Quanto a nota encaminhada pelo jornal Tribuna do Carmo, em partes em que o Blog DiCarmo é citado, é importante esclarecer:

1º) o Blog DiCarmo questionou sim a situação política de Almir Resende quanto ao processo que sofre para a suspensão dos direitos políticos. Ele dá sua versão e garante que não houve uma decisão final da justiça quanto ao caso. Assim como o jornal Tribuna do Carmo, o blog noticiou apenas a suspensão dos direitos políticos de Fernando Lobato. Assim como o jornal, o blog aguarda a decisão dos recursos da defesa para noticiar, com 100% de certeza, que Almir Resende não poderá concorrer a cargos públicos;

2º) o Blog DiCarmo não discute se o jornal Tribuna do Carmo faz ou não propaganda do governo. Tal como diz a nota, a competência é do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral. O blog só não priva a opinião de quem quer que seja;

3º) com exceção das entrevistas feitas com o prefeito Milton Neto, o deputado Domingos Sávio e o presidente da Câmara Cuçu, que foram gravadas, todas as outras pessoas foram ouvidas por telefone devido ao limite físico (a reportagem foi produzida em Belo Horizonte). Apesar de saberem que estavam sendo entrevistados e que as informações estavam sendo registradas, as conversas não foram gravadas. O Blog DiCarmo garante a fidelidade das opiniões.

4º) o Blog DiCarmo lida com informação. O blog desconhecia, até ser informado pela nota, que Almir Resende fazia gastos exacerbados com o telefone coorporativo. Motivo esse que foi um dos desentendimentos que Almir aponta para a sua saída do governo, como ele mesmo diz na reportagem. Mas, para se ter uma idéia, o Blog DiCarmo fez um requerimento à prefeitura, solicitando informações quanto aos salários do prefeito, vice-prefeito, diretores de departamentos municipais e do total de despesas do Poder Executivo Municipal, bem como a origem das receitas, há exatos 44 dias (como comprova a reprodução do protocolo abaixo), para a produção de uma reportagem, e ainda não obteve resposta (vale lembrar, como a própria Assessoria Jurídica da prefeitura admite, o prazo para a resposta de um requerimento é de 15 dias). Imagina conseguir as contas telefônicas de todos os funcionários da prefeitura para avaliar o gasto com ligações? O Blog DiCarmo não desqualifica o interesse público do assunto, mas tem a sua apuração travada por questões burocráticas e não entende como a Tribuna consegue tais informações com tal facilidade.


5º) na ocasião das denúncias envolvendo o padre Cléber, o editor do Blog DiCarmo era responsável pela apuração das informações dos dois jornais mais importantes do estado: o extinto Diário da Tarde e o Estado de Minas. Como profissional que preza pelo direito da sociedade à informação, era lícito informar aos editores dos referidos jornais denúncias de crime de pedofilia envolvendo um padre. Para quem não tem a menor noção do que seja um critério de noticiabilidade, pedofilia é assunto relevante em qualquer veículo do mundo. No caso do Padre Cléber, o interesse do maior jornal do estado pelo assunto prova que ele é relevante para o interesse público tal como fez o jornal Tribuna do Carmo em suas páginas.

O Blog DiCarmo segue sua caminhada de mostrar à seus leitores a verdadeira face de Carmo da Mata, investindo contra qualquer névoa que embace suas investigações.

DIGA O QUE ACHOU DA REPORTAGEM! CLIQUE NO LINK COMENTÁRIOS LOGO ABAIXO!