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sexta-feira, 30 de março de 2007

Velho alto-falante resiste no santuário

Sistema de som instalado na torre da igreja de Carmo da Mata é o principal meio de comunicação

“A família do senhor Luiz Gonzaga de Castro convida amigos e conhecidos para o seu sepultamento a ser realizado hoje, a partir da 10 horas, saindo o féretro do Velório Municipal Padre José Bedin. É o conhecido Luiz, esposo da dona Zita, irmã da dona Olinda, do Alto dos Pinheiros”. Esse tipo de anúncio é ouvido quase todos os dias em de Carmo da Mata, na Região Centro-Oeste do Estado. Os 11 mil habitantes da cidade se acostumaram a ouvir notas de falecimento pelo alto-falante do Santuário de Nossa Senhora do Carmo (foto). Uma rotina considerada essencial por alguns moradores, mas que desagrada outros.

Todo anúncio é introduzido por uma música fúnebre. Cada vez que ela toca, muita gente fica apreensiva, porque a morte anunciada pode ser de um amigo ou de um parente próximo. “Afinal de contas, o sentimento é geral porque Carmo da Mata, por ser uma cidade pequena, a comunidade tornou-se uma família. Então quando morre alguém, a comunidade sente”, afirmou o historiador Alfeu Sábato. “Em cidade pequena, a gente padece da dor e da alegria com todos”, acrescenta Jésus Cândido do Nascimento, locutor oficial do alto-falante há 30 anos.

O anúncio fúnebre foi incorporado à tradição da cidade na década de 40, quando os avisos eram feitos pelo alto-falante do extinto cinema. Mas o costume foi difundido mesmo pelo já falecido Padre José Bedin, que transferiu os anúncios para a igreja. Desde então, o alto-falante do Santuário se tornou o principal meio de comunicação da cidade.

O padre Alceri Francisco Alves, que ficou à frente da paróquia da cidade por nove anos, acredita que o anúncios fúnebre é recebido pelas pessoas como parte de uma tradição cristã, "em que a Igreja, anuncia e convida à participação naquele momento." Há pessoas, entretanto, que não gostam da tradição. "Dá vontade de quebrar aquele disco, dá mesmo, em mil pedaços e jogar no fogo”, afirmou a professora Teresa Lobato. “É péssima a situação dessa música. Mesmo sendo uma tradição, não é agradável”, ressalta o comerciante José Miguel Filho.

A expectativa de ouvir o nome do falecido sempre é grande, quando a música fúnebre começa a tocar. “A gente fica muito tensa com essa música. Que é tradição, é. O pessoal custou a acostumar com velório. Até hoje, tem os velórios em casa. Mas eu acho que essa música ainda vai permanecer por muito tempo”, afirmou a professora Irinéia Notini, referindo-se aos velórios que continuam a ser realizados na casa do morto, mesmo após a construção de um velório municipal, há cerca de dez anos.

Mas há quem brinque com a tradição. Indagado sobre como se sente ao ouvir a melodia, o universitário Gustavo Moreira é irônico. “Sinto-me bem, porque enquanto estiver escutando ela, eu sei que eu estou vivo”, falou.

Além dos anúncios fúnebres, o alto-falante do santuário é utilizado para fazer convites para missas de sétimo dia ou de um mês de falecimento, dar avisos de utilidade pública, como objetos e animais perdidos, e convocar doadores de sangue. Para cada anúncio, é cobrado uma taxa de R$ 5. Meia hora antes das missas, cânticos religiosos são tocados para convidar os moradores. Em celebrações em que a igreja não comporta todos os fiéis, o áudio da missa é difundido pelo alto-falante para toda a cidade.

Rádio não muda tradição

Em maio de 2003, a cidade ganhou concessão para abrir uma rádio comunitária. A Rádio Radical FM tornou-se um veículo de comunicação inédito no município, que contava, na época, apenas com um jornal. Alguns anúncios começaram a ser feitos pela rádio, mas não substituiu o alcance que os avisos da igreja atingiam, principalmente os fúnebres. “Celular, chave, emprego, nessa área a demanda da rádio é maior. Em termos de falecimento, na igreja é mais”, explica o locutor da Radical Cláudio Wilson.

A abrangência da informação pelo alto-falante da igreja é maior, segundo os moradores. “Eu, por exemplo, não escuto rádio. Então, pela igreja, é a maneira que eu tenho de ficar sabendo dos falecimentos”, comenta o fazendeiro Joaquim Notini.

“Na igreja todo mundo ouve. E, muitas vezes, as pessoas não têm tempo de ouvir rádio. Eu não posso ligar a rádio porque se toca o telefone e eu não vou ouvir: é a patroa me chamando”, ressaltou Antônio Emídio (foto), caseiro que cuida da residência que fica ao lado do Santuário.

Jésus Cândido, locutor do santuário, conta que, uma vez, uma senhora que perdeu sua carteira com dinheiro e documentos o procurou para fazer o aviso na igreja. Jésus avaliou que pela rádio ela teria mais sucesso. “Mas depois de dez dias, ela disse que não havia conseguido e pediu pra eu anunciar na igreja. Eu fiquei sensibilizado com o pedido dela e fiz o anúncio. Dentro de uns 15minutos apareceu uma pessoa que encontrou os documentos e o dinheiro”, lembra.

Para a professora Teresa Lobato, acostumar a população a ouvir informações pela rádio seria a maneira de acabar com os anúncios feitos no alto-falante do santuário. “Já tem a rádio na cidade, o pessoal avisa na rádio”. Mas todo mundo ouve rádio? “Se não ouve, vai começar a ouvir”, respondeu a professora. O comerciante José Miguel reclama que só a área em torno da igreja consegue-se ouvir os anúncios e a rádio teria uma abrangência maior. “A rádio tem mais forma de comunicar e a igreja, só o miolozinho, que a gente consegue ouvir”. Mas a Rádio Radical, por ser comunitária, possui apenas 50 watts de potência, o que atinge apenas o perímetro urbano. Além disso, a antena da rádio está instalada numa área não muito alta da cidade.

Dono da voz e de histórias

Quem vê Jésus Cândido do Nascimento (foto), com sua maleta debaixo do braço, andando em direção à igreja, logo pensa que ele está indo anunciar a morte de alguém. Nem sempre é assim, porque Jésus, eletricista aposentado da prefeitura, sempre transporta equipamento, já que também é responsável por ajustes elétricos na igreja e na casa paroquial.

Para noticiar logo uma morte, Jésus é um dos primeiros a saber quem faleceu no município. Ele costuma ser procurado na porta de sua residência, receber um telefonema, ou ser avisado pela funerária da cidade, que é sua vizinha.

Para fazer os anúncios, Jésus aperfeiçoou as palavras com o tempo, observando as notas fúnebres publicadas em jornais. “Eu não gosto muito da palavra morreu, eu prefiro faleceu. Sepultamento é melhor que enterro. Ao invés de falar que ‘o corpo vai sair de tal lugar’, seria melhor a palavra féretro”, comenta. Ele diz que precisa identificar o falecido com a maior precisão possível, falando desde nome de parentes a apelidos do falecido.

O repertório musical dos anúncios é escolhido por Jésus. Ele passou para CD as melodias que selecionou em vinil, depois que os equipamentos, que ficam na sacristia da igreja, foram trocados. Para cada situação, ele usa uma trilha sonora. Na morte de crianças, por exemplo, ele prefere tocar uma canção de ninar.

A morte de seu pai foi, sem dúvida, o mais difícil dos anúncios. “Eu disse: notificamos o falecimento de Francisco José Gonçalves, que é meu pai”, conta Jésus, que depois disso ficou um tempo longe das locuções.

Muitos casos tristes e engraçados

São muitas as histórias que o alto-falante propiciou. Em uma delas, Jésus Cândido conta que ficou bastante comovido. Ao passar próximo ao necrotério da cidade, quando ainda não havia o velório municipal, ele notou uma pessoa chorando e perguntou o que havia acontecido. “O meu tio faleceu”, foi a resposta. Jésus voltou a perguntar quem estava com ela que disse estar sozinha.

O locutor do Santuário deixou a pessoa com a companhia da esposa, que estava com ele, e foi logo fazer o aviso do falecimento. “Quando voltei ao necrotério já havia várias pessoas lá”, relembrou. Numa outra ocasião, por várias horas, o cachorro de estimação de uma criança ficou desaparecido. Jésus e o sistema de som do alto-falante foram acionados para comunicar à população o sumiço do animal. Em cada notificação, Jésus costuma dizer a informação duas vezes.


Durante a segunda locução, Jésus foi informado que o cachorro havia sido encontrado. Em meio ao improviso, disse: “Muito obrigado, o animal já apareceu!”. Em outro vez, um garoto havia sumido. A própria criança ouviu que estavam procurando por ela e correu para casa. “Quando Jésus deu o aviso, o menino, estava brincado na casa de um colega e não avisou em casa. Ele mesmo ouviu o comunicado e avisou os pais”, lembra o padre Alceri Francismo, que acompanhou o caso.

Sirene avisa a hora do pão

A concentração de grande parte das casas da cidade num perímetro central, além de possibilitar a comunicação pelo sistema de alto-falante da igreja, contribui também para um outro serviço semelhante. Uma das padarias do município toca uma sirene cada vez que uma fornada de pão fica pronta. Tudo isso para que os moradores possam saborear o alimento sempre quente.

O dono do estabelecimento, Jaques Silveira Mattar, conta que adotou o sistema há cerca de cinco anos depois que o irmão e sócio trouxe a idéia da cidade de Itu, no interior de São Paulo. “Houve um aumento, não muito significativo, nas vendas. O movimento se concentrou nas horas da sirene. Tem gente também que sabe os horários e fica aguardando", comenta Jaques, que diz ter feito uma pesquisa preliminar para conhecer os melhores horários das fornadas.

O efeito sonoro avisa aos moradores do pão quentinho quatro vezes ao dia: por volta de 8h30, 11h30, 15h30 e 18h. Na primeira fornada, que sai às 5h, não é tocada a sirene para não incomodar os vizinhos mais próximos. A professora Eliane Reis Resende Castro, que mora há duas quadras da padaria, faz questão de esperar a sirene para comprar pão recém-saído do forno. Ela costuma ir à padaria no período da tarde. Eliane conta que, por um tempo, chegou a avisar, por telefone, uma amiga que trabalha em uma loja, que fica um pouco mais distante da área central, quando os pães ficavam prontos. “Ela me pediu, não custava nada”, diz.

(Matéria originalmente publicada no Hoje em Dia, de 26/02/2007, em convênio firmado entre o jornal e a PUC Minas. Produção para a disciplina Edição Jornalística, 2º semestre de 2006, do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. Autores: Gabriel Senna, Sidney Gomes e Thiago Nogueira)

Veja o documentário "A Voz do Santuário", produzido, em 2005, para a diciplina de Semiótica, do curos de Jornalismo PUC Minas

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