Os fatos mais relevantes da cidade como você nunca viu. Notícias com imparcialidade, investigação e crítica

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Estudante carmense vai representar o Brasil em torneio mundial de educação profissional

O técnico em eletroeletrônica e estudante carmense de engenharia de produção Diego Silva Cardoso, 19 anos, venceu a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Ele será o representante brasileiro na WorldSkills International, torneio mundial de educação profissional que acontecerá em setembro de 2009, em Calgary, no Canadá.

A Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai a cada dois anos, é considerada a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada há 25 anos no Brasil, a olimpíada reúne alunos de várias ocupações industriais e de todas as unidades da federação.

Em julho, Diego foi o campeão brasileiro na modalidade Instalação Elétrica Industrial. A olimpíada aconteceu em Porto Alegre (RS). Em agosto de 2007, o técnico em eletroeletrônica havia vencido a etapa estadual, conquistando o direito de representar Minas Gerais na competição nacional.

Mas tudo começou mesmo foi no Senai de Divinópolis (MG), aos 16 anos. Influenciado pelo pai e pelo irmão, que trabalham no ramo, Diego também se interessou pela área tecnológica. “Eu não sabia que tinha vocação”, ponderou o estudante. No Senai, fez dois cursos: Qualificação em Eletricidade Industrial e Técnico em Eletroeletrônica. Em outubro de 2006, venceu a primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento: derrotou seis colegas numa disputa local.

Agora, já na etapa nacional da olimpíada, o estudante carmense bateu 17 competidores, deixando em segundo lugar o representante de São Paulo e, em terceiro, o concorrente gaúcho. Na prova-projeto, Diego teve que simular uma indústria de tintas. “Surpresa não foi. Sempre trabalhei para ganhar. Investimos muito nisso”, avaliou o estudante.

Após as comemorações do título brasileiro, as atenções de Diego se voltam para a WorldSkills International, competição mundial promovido pela Organização Internacional para a Promoção da Educação Profissional. O torneio é realizado a cada dois anos, desde 1950.


Até setembro do próximo ano, Diego passará por treinamentos intensivos em várias indústrias brasileiras, além de ter que aprimorar o inglês. O torneio, que acontece no Canadá, deve reunir mais de 900 competidores de 49 países.

A meta brasileira é superar o segundo lugar na classificação geral obtida em Shizuoka, no Japão, em 2007. Diego está confiante no seu desempenho. “Dá para conseguir o primeiro lugar. Tenho que pensar desse jeito”, avaliou.

Saiba mais sobre as competições:

Portal Olimpíada do Conhecimento

WorldSkills International

(Foto: Arquivo pessoal)