Os fatos mais relevantes da cidade como você nunca viu. Notícias com imparcialidade, investigação e crítica

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Fala Amiga!!

Simples brincadeira com uma câmera de vídeo transformou a carmense Sônia no mais novo fenômeno de popularidade da internet

Antes de tudo, veja:



A Amiga de Carmo da Mata, agora, é a mais nova e popular amiga do mundo. Tudo isso por causa de um vídeo de um minuto e vinte segundos postado no YouTube há cerca de um mês e meio. A faxineira Maria Sônia de Souza, de 50 anos, conhecida pelos carmenses pelo apelido de Amiga, se tornou a mais nova sensação do maior site de compartilhamento de vídeos da internet, o que tem despertado o interesse de vários canais de TV e a transformado numa verdadeira celebridade.

Tudo começou na cidade paulista de Indaiatuba, para onde Sônia se mudou no ano passado. Em um vídeo gravado pelo colega de trabalho, o estudante de veterinária Micael Lima (na foto com Sônia), de 19 anos, Amiga provocou uma avalanche de risadas nos quatro cantos do planeta ao pronunciar, ao seu modo, o endereço eletrônico do YouTube: http://www.youtube.com/. Ela se enrola toda ao dizer palavras em inglês.

Nas duas últimas semanas, somando as diversas cópias feitas pelo vídeo, o “Fala Sonia”, nome dado ao arquivo, já atingiu mais de um milhão de acessos. A fama repentina já a levou ao programa Bom Dia Mulher, da RedeTV, onde ela foi entrevistada pela apresentadora Olga Bongiovani, na última sexta-feira.

Sônia é aquela pessoa espalhafatosa, simples, humilde, com pouco estudo, mas sempre de alto-astral. O jeito natural a coloca, às vezes, em situações constrangedoras, mas ela nem sabe dos “vacilos” que dá. “Meu sonho é continuar trabalhando para ajudar a família. Graças a Deus está tudo dando certo”, ressalta.

A faxineira é natural de Caratinga, no Leste do Estado. Ainda bebê, mudou-se para Belo Horizonte, onde se casou e teve seis filhos. Na capital, morou a maior parte do tempo na região do Bairro Gameleira. Em 1983, mudou-se com o marido e os filhos para Carmo da Mata. O esposo José Manoel da Costa, o conhecido Badá, que fazia concertos de sofás e eletrodomésticos, faleceu, vítima do Mal de Alzheimer, em julho de 2003.

Sônia conheceu o atual companheiro, o zelador Célio Marcos Teixeira, de 63 anos, em Carmo da Mata durante um casamento em dezembro de 2005. Célio, viúvo e pai de quatro filhos, também morou boa parte da vida em Carmo da Mata. Conhecido na cidade como Alegria, Célio vivia em Indaiatuba já há alguns anos, cidade paulista onde moram muitos carmenses. Depois de algumas idas a Minas, Célio resolveu levá-la para morar definitivamente com ele, em São Paulo, em outubro do ano passado. “Ele me viu no casamento e disse: que morena ajeitada!”, brinca Sônia.Sem nem imaginar que o vídeo atingiria tantos acessos, Sônia precisa agora se preocupar com o futuro.

Populares já começam a reconhecê-la pela rua e a produção do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo, discute com Micael Lima, que virou empresário de Sônia, o direito de exibir novos vídeos de Sônia na TV. Amiga também já concedeu entrevista ao jornal Folha OnLine e ao Jornal Correio Popular, de Campinas. Outros programas de TV também querem a participação de Sônia: Pânico na TV e Superpop, da RedeTV, Domingo Legal, do SBT, e Domingão do Faustão, da Rede Globo. Todos já fizeram o primeiro contato com o empresário de Sônia.

Em entrevista ao Blog DiCarmo, Sônia mandou um recado: “Um abraço para o povo aí, estou morrendo de saudade e fala para o povo acessar”. Amiga disse que vai tentar conseguir uma folga de três dias em julho para poder visitar os quatro filho que moram na cidade, além de matar a saudade das amigas carmenses.

Veja também:

Aguarde mais novidade do fenômeno Sônia aqui no Blog DiCarmo!